quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Evaldo Braga

Um dos grandes ídolos da "música brega", travou os primeiros contatos artísticos quando trabalhou como engraxate na porta da rádio Mairink Veiga.

Em 1969, conheceu o produtor e compositor Osmar Navarro, que o levou para gravar o primeiro disco.

É autor do clássico "Sorria, sorria", que conheceu diversas gravações, entre as quais, a de Agnaldo Timóteo. Em 1971, lançou o disco "O ídolo negro", título que lhe valeu o apelido pelo qual ficou popularmente conhecido. Nele, gravou, entre outras, "A cruz que carrego", de Isaías Souza, "Meu delicado drama", de Isaías Souza, "Meu Deus", de sua autoria, Dante e Alcides de Oliveira, "Quantas vezes", de sua autoria e Carmen Lúcia, ", "Eu nunca pensava", de Eustáquio Sena e "Eu amo sua filha, meu senhor", de Osmar Navarro. Em 1972, lançou "O ídolo negro-Vol.2, que trazia seu grande sucesso "Sorria, sorria", parceria com Carmen Lúcia que o consagrou, tornado-se hit popular. O mesmo disco trazia um outro grande sucesso, "Eu não sou lixo", de sua autoria com Pantera, de caráter autobiográfico e, ainda, "Mentira", de Osmar Navarro, "Tudo fizeram para me derrotar", com Isaías de Souza, "Já entendi", de Edson Mello e Carlos Odilon, e "A vida passando por mim", de Jovenil Santos e Paulo de Souza.

Teve uma careira meteórica, durante a qual, fez inúmeras apresentações em vários estados e em diversos programas de TV, em especial, o programa A Discoteca do Chacrinha. Morreu no auge do sucesso, aos 25 anos, num acidente Automobilístico, em 1973, depois de ter lançado apenas três LPs, suficientes para consagrá-lo junto ao público.Suas músicas traziam as marcas de sua infância pobre e tiveram grande repercussão popular. Em 1982, recebeu homenagem do cantor Carlos Alexandre que gravou pela RGE o LP "Revelação de um sonho" incluindo doze sucessos na voz do "Ídolo negro": "Revelação de um sonho", de Maurílio Costa, "Sorria sorria", com Carmen Lúcia, "Eu me arrependo", com Carmen Lúcia, "Meu delicado drama", de Isaias Souza, "Alguém que é de alguém", com Carmen Lúcia, "Tudo fizeram para me derrotar", com Isaias Souza, "Mentira", de Osmar Navarro, "Eu não sou lixo", com Carmen Lúcia, "Quisera eu", com Tuneca, "Eu nunca pensava", de Eustáquio Sena, "Só quero", com Carmen Lúcia, e "A vida passando por mim", de Jovenil Santos e Paulo Debétio. Em 1987, foi homenageado no LP "Eu ainda amo vocês" da gravadora Polydor que incluiu gravações originais suas remixadas e com o acréscimo de vozes de artistas convidados em "duetos" póstumos. Estão presentes nesse disco, as músicas "Esconda o pranto num sorriso", de Jacy Inspiração e Marcos Lourenço, com interpretação de Carlos Alberto, "A vida passando por mim", de Jovenil Santos e Paulo Debétio, com Matogrosso e Mathias, "Te amo demais (Heart over mind)", de M. Tillis, e versão de Sebastião Ferreira da Silva, na voz de Jerry Adriani, "Sorria sorria", de Evaldo Braga e Carmen Lúcia, na interpretação de Adilson Ramos, "Só quero", de Evaldo Braga e Carmen Lúcia, na interpretação de Diana, "Meu Deus", de Evaldo Braga e César Saraiva, com Ismael Carlos, "A cruz que carrego", de Isaias Souza, com interpretação do Coro Infantil da Funabem, "Tudo fizeram para me derrotar", de Evaldo Braga e Isaias Souza, na voz de Carlos Alexandre, "Eu não sou lixo", de Evaldo Braga, Pantera e Carmen Lúcia, na voz de Waldick Soriano, "Noite cheia de estrelas", de Cândido das Neves, com os Canarinhos de Petrópolis, "Já entendi", de Édson Mello e Carlos Odilon, na interpretação de Fernando Lelis, e "Mentira", de Osmar Navarro, na interpretação de Sol. Em 1993, a Polydor lançou a coletânea "O Melhor do Ídolo Negro", com sucessos do cantor. Após décadas de sua morte, seu túmulo, no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, é um dos mais visitados no dia de finados, quando milhares de fãs a ele rendem homenagens, levando flores e cantando seus sucessos.


01.Esconda o Pranto Num Sorriso c/Carlos Alberto
02.A Vida Passando Por Mim c/Matogrosso & Mathias
03.Te Amo Demais c/Jerry Adriani
04.Sorria, Sorria c/Adílson Ramos
05.Só Quero c/Diana
06.Meu Deus c/Ismael Carlos
07.A Cruz Que Carrego c/Coro da Funabem(c.defeito)
08.Tudo Fizeram Para Me Derrotar c/Carlos Alexandre
09.Eu Não Sou Lixo c/Waldick Soriano(c.defeito)
10.Noite Cheia de Estrelas c/Canarinhos de Petrópolis
11.Já Entendi c/Fernando Lelis
12.Mentira c/Sol


Texto da capa:
Um dia, numa esquina desta vida, onde as pessoas se encontram para falar de planos, sonhos e fantasias, por lá passou um jovem sonhador, que tinha como missão cantar.
Poucos quiseram ouvir a sua música, pois ele com aquele agudo forte e penetrante, deixava as pessoas atordoadas. Mesmo assim, nem ligou para o que acontecia e continuou cantando, até que um dia, já cansado de tanto cantar, o sono foi mais forte e ele adormeceu.
Para seu espanto, quando acordou, percebeu que alguém o escutava através de uma emissora de rádio e ele, , sorrindo, disse para este alguém:
- Sou eu! Sou eu! É a minha voz! É a minha voz!
Desse dia em diante, nunca mais parou de cantar. Foram momentos de glórias, amigos, dinheiro, viagens, seguidores apaixonados. Enfim, parecia que a felicidade o encontrara para sempre.
“Sorria”, meu bem que tudo é “Mentira”, “Meu Deus”, “Te amo demais”, sinto o peso da “Cruz que carrego”, a velocidade da vida “Passando por mim”, a beleza de “Uma noite cheia de estrelas”, o desespero de alguém que afirma “Eu não sou lixo”, mas mesmo assim “Tudo fizeram para me derrotar”. “Já entendi”! Melhor mesmo e “Esconder o pranto num sorriso” e cantar, eu “Só quero” ser feliz.
Cantar é sua missão, mesmo que a vida lhe tenha negado a continuação desse direito.
Enquanto houver uma criança, um amigo, uma saudade, lá estará para cantar, cantar, cantar e cantar...
Ele não morreu, está vivo no coração de todos nós.
Paulo Debétio(para Evaldo Braga)



Nenhum comentário: