quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Teixeirinha - Coração de luto

Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, (Nascido em Rolante, 3 de março de 1927, e falecido em Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como o Rei do Disco, pelos recordes de vendas de discos que conseguiu em sua época.
Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos seis anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio. Em 1961 tornou-se sucesso nacional com o lançamento de "Coração de Luto",que falava da trágica morte de sua mãe, no programa do Chacrinha. Ainda em 1961 conheceu em Bagé a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira.

Atuou também no cinema, sendo que o filme Coração de Luto, de 1966, era uma autobiografia.

Teixeirinha é um típico músico da música gaúcha, sendo ele um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é "Querência Amada", que em sua introdução possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal ao Rio Grande do Sul.

Teixeirinha e Mazzaropi foram os maiores fenômenos populares do cinema brasileiro regional. No caso do cantor gaúcho, seus filmes chegaram a superar 1,5 milhões de espectadores, obtidos apenas nos três estados do sul do país. Eram co-produzidos por distribuidores e exibidores locais, que lhes asseguravam a permanência em cartaz. Sua última produção, "A filha de Iemanjá" foi distribuída pela Embrafilme com fracos resultados.

LISTA:

01 - CORAÇÃO DE LUTO
02 - AMOR DE MÃE
03 - GAÚCHO DE BAGÉ
04 - BRIGA NO BATIZADO
05 - MENINO ÓRFÃO
06 - NOSSA SRA. DE FÁTIMA
07 - AMOR DE GAÚCHO
08 - A FORÇA DO NOME DE MÃE
09 - RESPOSTA DO CORAÇÃO DE LUTO
10 - OBRIGADO DOUTOR
11 - DESAFIO DO ARREMATE

LINK: http://www.4shared.com/file/40106225/7a5f4295/Teixeirinha_-_Coracao_de_luto.html?dirPwdVerified=5d01a56e

Nenhum comentário: