quarta-feira, 6 de agosto de 2008

OSVALDO FAHEL - BALADA AO LUAR















Osvaldo Jorge Fahel, baiano de Ilhéus, nasceu em 6 de agosto de 1935. Começou a vida profissional como radialista, na rádio Itaparica, na ilha do mesmo nome. Dono de voz marcante, além de locutor comercial foi ator de radio teatro, tendo participado do cast de várias novelas radiofônicas.

Osvaldo Fahel havia sido introduzido nos saraus e rodas musicais do Rio Vermelho pelo amigo e pianista Carlos Lacerda, morador do bairro. mas somente se tornou frequentador assíduo quando passou a namorar uma moça que residia na Travessa Lydio de Mesquita, entre a sede do Esporte Clube Ypiranga e a Escola Medalha Milagrosa. Era na porta da casa da amada que as serestas comandadas pr Fahel começavam.

Em 1962, aos 27 anos e quatro após o término do namoro com a jovem da Lydio de Mesquita,ele compôs Morena do Rio Vermelho. A gravação ocorreu no ano seguinte, quando foi incluída no primeiro disco do seresteiro, Balada ao Luar, que fez muito sucesso devido à música em homenagem à jovem do Rio Vermelho. A música transformou Fahel em cantor profissional e numa celebridade da música nacional. Tempos depois, já famoso, ele relembraria a fase, declarando numa entrevista ao jornal A Tarde: “Todos os sábados, acordávamos o bairro com serenatas que varavam a madrugada”.

Osvaldo Fahel constituía-se num artista completo: violonista, compositor, cantor e showman.Embora assedia pelas gravadoras do eixo Rio- São Paulo para residir no sul do país, nunca aceitou sair da Bahia. Somente deixava Salvador para turnês nacionais e no exterior.

O disco Pisa na Barata foi o quinto mais vendido no Brasil em 1975. Gravado em Espanhol, com o título Mata La Cucaracha, fez sucesso também na Europa. O compositor recebia direitos autorais na Espanha, Portugal, França, Bélgica e Inglaterra. Consolidado,montou seu próprio conjunto musical. Em todas as apresentações nas cidades brasileiras o público exigia que cantasse Morena Bela.
No dia 1º de novembro de 1991, o músico foi internado no Hospital Espanhol de Salvador,onde veio a falecer de derrame cerebral, na madrugada do dia 7 do mesmo mês. Por meio da lei 4.616, de 4 de novembro de 1992, sancionada pelo prefeito Fernando José, o logradouro número 12.360,localizado no Condomínio Águas de Jaguaribe, bairro de Piatã, em Salvador-Bahia, recebeu a denominação de Rua Osvaldo Fahel.

As musicas?
01-BALADA AO LUAR (OSVALDO FAHEL)
02-SERENATA DO ADEUS (VINICIUS DE MORAES)
03-MENDIGO DO AMOR (OSVALDO FAHEL)
04-MORENA DO RIO VERMELHO (OSVALDO FAHEL)
05-QUASE QUE EU DISSE (SILVIO CALDAS-ORESTES BARBOSA)
06-PENSANDO (JOÃO TORRES-JAIRO SIMÕES)
07-ADEUS DO BAIANO (OSVALDO FAHEL)
08-CHÃO DE ESTRELAS (SILVIO CALDAS-ORETES BARBOSA)
09-BALADA DO AMOR DISTANTE (OSVALDO FAHEL)
10-SUBURBANA (SILVIO CALDAS-ORESTES BARBOSA)
11-SE A SAUDADE FALASSE (OSVALDO FAHEL)
12-ALÉM (OSVALDO FAHEL-ADAPTAÇÃO)

O link?
http://www.4shared.com/file/58039062/a8093186/OSVALDO_FAHEL_-_BALADA_AO_LUAR_-_wwwvelhonasblogspotcom.html?dirPwdVerified=5d01a56e

Um comentário:

Iuri Souza disse...

Que maravilha !
Eu estou há muitos anos à procura da música "Morena do Rio Vermelho".
Ouvi muitas vezes quando criança, em minhas férias de janeiro, na cidade de Eunápolis.